sábado, 22 de outubro de 2011

Como Podemos Escapar do Amor de Deus?

O Amor de Deus parte III.

Gary North


E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que 
chamou a estes também justificou; e aos que justificou a 
estes também glorificou. 
Que diremos, pois, a estas 
coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 
(Romanos 8:30-31)
 
A ordem da salvação é suficientemente clara. Uma vez que Deus 
designa uma pessoa às bênçãos eternas, não há escapatória. Não há escapatória 
da ira para aqueles que não foram predestinados, chamados, justificados e 
glorificados.  Não há escapatória das bênçãos  para aqueles que foram. Essa é a 
doutrina da eleição de Paulo. 
Essa passagem é a certeza dada por Deus quanto a vitória do Seu povo. 
Onde pode existir um grito mais glorioso que esse: “Se Deus é por nós, quem 
será contra nós?”? Satanás derrotará a Deus? Podemos conceber ele derrotar a 
Deus? Se dissermos que Satanás tem uma possibilidade de superar a Deus nos 
particulares, então não existe nenhuma forma de Deus garantir com certeza a 
vitória  total aos Seus seguidores. Afinal, o todo é constituído das partes. Se 
Satanás pode arrebatar um dos eleitos de Deus para fora do caminho para a 
vida eterna, então podemos conceber que ele arrebate  todos eles. Então, 
potencialmente, Cristo, o primogênito, é deixado só, com  nenhum irmão. Mas 
isso é precisamente o que Paulo nega em Romanos 8:29! Como Satanás pode 
sobrepujar a decisão de Deus quanto a regenerar alguém? 
Mas então o contrário deve ser verdadeiro: visto que Deus garante a vitória 
total, Ele também garante as vitórias individuais. 
  
                                               

Resposta Questionável 
“Deus limita a potencialidade das vitórias de Satanás nos 
casos individuais. É permitido que Satanás tenha sucesso 
em separar alguns do povo escolhido de Deus do amor de 
Deus, mas não todos. Sem dúvida, Deus poderia garantir 
que todos os regenerados perseverassem até o fim, mas 
Ele deixa a possibilidade aberta para alguns perecerem.”  
Minha Resposta: O texto é claro. Paulo argumenta especificamente 
que não existe nenhum poder na terra ou no céu que possa desafiar com 
sucesso a graça eletiva de Deus. O que mais esses versículos significariam? 
Como eles podem ter sentido, se não significam isso? 
Se Deus abre a possibilidade de alguns homens caírem da graça, então 
Ele pode garantir que todos os outros estejam a salvo? A Sua graça 
predestinadora é assegurada pelo menos para algumas pessoas? Alguém deseja 
argumentar que Deus escolhe o número cru de Seus eleitos que não podem 
cair da graça, mas não as pessoas reais? Então como Deus pode afirmar que 
todas as coisas cooperam para o bem daquelas pessoas específicas que são 
chamadas segundo o Seu propósito? Todas as coisas cooperam para o bem na
vida de quais pessoais? Se Ele não determina quais pessoas são eleitas, como Ele 
pode garantir os detalhes específicos da bênção total a todos do Seu povo escolhido? 
Deus afirma Seu amor a um mero número de pessoas indeterminadas, mas não a 
pessoas específicas? Deus ama números? 
Se Satanás pode separar uma pessoa da graça de Deus, por que ele não 
pode separar todo o mundo? O homem autônomo decide? 
Para estudo adicional: João 6:37-39; 13:18; 
15:16,19; 17:2, 6, 9. 

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