sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Amor de Deus II

Esta é uma série de três posts sobre o Amor de Deus. Os textos são diferentes e um não têm ligação com o outro.


Rev. Ronald Hanko

O amor de Deus, tristemente, é o assunto de muito debate entre os cristãos. Questões 
sobre se Deus ama todo o mundo e deseja salvar todos sem exceção são respondidas de forma muito diferente. Essas questões são importantes. Elas têm a ver com predestinação, o amor eterno de Deus por alguns, e com a morte de Cristo, a grande revelação do amor de Deus. 

Não é o nosso propósito aqui lidar com passagens tais como João 3:16 e o significado da 
palavra  mundo nesse versículo. Se alguém está interessado numa explicação dessa passagem, sugerimos a leitura do panfleto “God So Loved the World…”, de Homer C. Hoeksema,ou a explicação dada no apêndice do livro A Soberania de Deus de Pink.
Aqui queremos mostrar que a resposta a todas as questões sobre o amor de Deus pode ser encontrada entendendo-se o que é o amor de Deus. 

O amor de Deus, acima de tudo, é o seu amor por si mesmo, sua glória, e sua santidade. 1 
João 4:16 indica isso quando nos diz que Deus é amor. Em si mesmo como Pai, Filho e Espírito Santo, Deus é o epítome de todo amor. Para ser um Deus de amor, ele não precisa de nós, nem é a sua glória como o Deus de amor incompleta sem nós. De eternidade a eternidade ele é amor, em e de si mesmo, na Trindade. 
A Escritura define este amor como “o vínculo da perfeição” (Cl. 3:14). Ele é mais do que 
mero sentimento, emoção ou sensação. É o vínculo que existe entre as três pessoas perfeitas 
da Santíssima Trindade. 

Porque Deus ama sua própria glória (Is. 42:8; Ez. 39:25), e porque o amor é o vínculo da 
perfeição, Deus não pode amar os homens exceto em e através de Jesus Cristo. Essa é a razão da eleição, o amor eterno de Deus por alguns, ser “em Cristo”. Somente nele somos perfeitos. Esse é também o motivo da palavra mundo em João 3:16 não poder se referir a todas as pessoas sem exceção (ver João 17:9; 1 João 4:7-9, e a palavra  nós na última passagem). Deus não pode estabelecer um vínculo de perfeição com aqueles que estão fora de Cristo. 

O Salmos 5:4 é prova adicional que Deus não pode nos amar à parte de Cristo: “Porque 
tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal”. Não existe 
nenhum vínculo de perfeição possível entre Deus e o mal. Aqueles que ele ama devem ser 
escolhidos e redimidos em Cristo, para serem objetos do amor de Deus. 
O outro lado disso é que Deus odeia o mal e todos os que praticam a maldade (Sl. 5:5, 6). 
Essa é uma palavra dura, mas a alternativa é blasfêmia. Dizer que Deus ama os homens sem 
salvá-los da sua impiedade e pecado, é dizer que o santo e justo Deus ama o mal. Quem ousaria pensar tal coisa? 

Não esqueçamos, também, que esse entendimento do amor de Deus é onde o deleite e 
alegria dos crentes residem. Significa que Deus salvará o seu povo de todos os seus pecados, e os aperfeiçoará. Seu amor é o vínculo da perfeição. Significa que ele os tomará em comunhão e fá-los-á participantes da natureza divina. Seu amor fá-los-á perfeitos! “Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele” (1 João 4:16). Que bênção e bem-aventurança!

Um comentário:

  1. Stainless Steel Bicycle Wheel - T-Shirt
    Stainless Steel Bicycle blue titanium cerakote Wheel at sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide T-Shirt - Steel bicycle bicycle bicycle graphite titanium babyliss pro bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle smith titanium bicycle titanium cookware bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle bicycle $19.95 · ‎In stock

    ResponderExcluir